sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Página da Autarquia de Barcelos

Pintura de Hélder Bandarra em exposição na Galeria Municipal de Arte

Está patente ao público, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos uma exposição de pintura de Hélder Bandarra. A mostra vai ficar patente até ao próximo dia 25 de Novembro, com entrada livre.

Para, Artur Fino, artista plástico que tem acompanhado a obra de Hélder Bandarra, o autor desta exposição “sempre exige a si mesmo que os seus trabalhos, sejam eles da área do design, da cenografia, da ilustração, do desenho, da escultura ou da pintura, resultem em obras de apurado sentido estético, a que não falta nunca o cunho pessoalíssimo e a capacidade criativa adequada a cada caso específico, sem descurar a manutenção de uma notável coerência”.

Ainda segundo o mesmo estudioso, “Hélder Bandarra tem “um domínio perfeito das volumetrias e das proporções, das estruturas, do equilíbrio e da cor”, e a sua obra é “toda ela impregnada de considerável conceptualidade espiritual”.

No conjunto de trabalhos que Hélder Bandarra apresenta em Barcelos, o artista propõe “uma visão expressiva de rara beleza”, (…) “uma certa violência cromática, intencional”, que remete o espectador para uma “provável interpretação metafórica dessa violência”.

A exposição que abre amanhã ao público, pelas 18 horas, pode ser visitada até 25 de Novembro, todos os dias, das 14.30h às 18.00h, com excepção das segundas-feiras, dia em que a galeria municipal de arte encerra ao público.

Breve resenha curricular

Hélder Bandarra nasceu em Aveiro, onde fez os seus estudos primários. Foi naquela cidade que iniciou a sua actividade artística. Em 1960, em Goa, onde cumpriu serviço militar, fez os seus primeiros óleos e expôs os seus trabalhos.

A partir dessa altura, participou em vários concursos, dos quais se destaca o 1º prémio internacional de cartazes de turismo atribuído em Tóquio, em 1966.

Além da pintura, tem uma vasta obra nas áreas de desenho, escultura, colagem, medalhística, design e ilustração.

Realizou mais de vinte exposições individuais de pintura e desenho e participou em mais de meia centena de colectivas.

Os seus trabalhos estão distribuídos em muitas instituições e colecções particulares em Portugal e no estrangeiro, estando representado em diversos museus.



Link do site da Autarquia
http://www.cm-barcelos.pt/site/index.php?option=content&task=view&id=1034&Itemid=2


...e do Semanário Popular de Barcelos

http://www.barcelos-popular.pt/?zona=ntc&tema=4&lng=pt&id=819

...Jornal Barcelos Hoje
http://www.barceloshoje.com/v3/index.php?option=com_content&task=view&id=250&Itemid=39

Sem comentários: